O QUE NUNCA HAVERÁ




O QUE NUNCA HAVERÁ 


Mestre Lin foi herdeiro da legitimidade de um dos maiores clãs de guerreiros da China. Os guerreiros de Wudan. Enquanto vivo, foi reconhecido como o mais notável mestre da nobre arte marcial chinesa, pois dominava técnicas de vários estilos, além de dominar técnicas secretas de outros clãs — que não se sabe ao certo como foram aprendidas por ele. Além disso, ele mesmo havia criado centenas de novas técnicas que revolucionaram os estudos do corpo, da mente e da natureza, sendo utilizadas na educação de crianças, monges, assassinos e príncipes.

Sua sabedoria indicou ainda novas possibilidades para um kung fu mais elevado, que, acreditava ele, seria encontrado pelos seus seguidores. Ainda hoje, séculos mais tarde, discípulos seus acalentam o sonho de alcançar seu nível de humanidade e, com saúde e sorte, o kung fu sonhado por Mestre Lin. 

Seus ensinamentos e métodos nunca foram registrados, embora sejam passados de geração em geração pelas escolas Wu-ten-lin, que congregam uma linhagem de discípulos diretos de Mestre Lin. Contudo, diversas publicações, no oriente e no ocidente, registram a sabedoria e os diálogos que Mestre Lin teve com seus alunos, com comerciantes, com amantes, com pessoas que cruzavam o seu caminho. Eis abaixo uma das minhas favoritas, de uma conversa com seu discípulo preferido, Lao.



Mestre Lin, Lao e a técnica do piso escorregadio 


- Mestre Lin, todos dizem que existem técnicas secretas de grande poder combativo e evasivo, e que você é o único homem vivo que as conhece. É verdade?
- Em parte.
- Como assim, em parte?
- Querido Lao, é verdade que conheço técnicas que nenhum outro homem vivo conhece. É verdade também que muitas delas são secretas, guardadas por clãs e casas de combate. Outras nem secretas são, apenas são desconhecidas por outros mestres.
- E o que não é verdade?
- Que essas técnicas detêm, em si mesmas, grande poder. Técnicas não têm poder.
- Eu sei.

Quando Mestre Lin já se retirava, certo de que o aluno havia entendido a lição, foi impedido por uma questão.


- Mestre Lin, é verdade que você domina a técnica de lutar sobre o piso escorregadio?
- Não. Não é verdade. E antes que você se aventure em outras arguições, querido Lao, adianto que tal técnica nunca existiu, nem existirá, ainda que muitos acreditem em sua realidade.
- Como você pode ter tanta certeza de algo que não existe, Mestre Lin?
- Técnicas são, acima de tudo, controle. E há coisas que não são controláveis, nem permitem ao homem o controle de si próprio. O piso escorregadio é uma dessas coisas.
- Não pode ser. Há técnicas para lutar envenenado, para lutar sem o próprio peso, para lutar sem respirar, para lutar sobre a água, para ressuscitar os mortos, para impedir o vento de soprar... não é possível que o piso escorregadio possa ser um empecilho dessa grandeza para as artes marciais.
- Mas é. Meu conselho é: piso escorregadio... fuja dele sempre que puder, querido Lao.
- Então você desconhece tal técnica?
- Desconheço.
- Mas pode ser que alguém a conheça.
- Não. É impossível, querido Lao.
- Mas e se algum guerreiro, o melhor de todos, conseguir desenvolver uma técnica para lutar em piso escorregadio?
- Impossível.
- Não pode ser impossível! Nada é impossível para o grande guerreiro!
- É impossível lutar com técnica sobre um piso escorregadio.
- Mas e se um dia você tivesse que lutar em um piso escorregadio? O que você faria?
- Lutaria com todas as minhas forças. Mas minha técnica seria inútil. Eu e o outro guerreiro estaríamos à mercê dessa força imprevisível.
- Não pode ser. Não me conformo. Já o vi fazer coisas que meus olhos insistiram em desmentir. Já o vi atravessar o rio Xu sem se molhar. Já o vi carregar maçãs, jarros e empilhados de palha sem sequer tocá-los. Por que você não cria então uma técnica para lutar em piso escorregadio?
- Porque é impossível. Só o tolo desafia o impossível.
- Pois eu acredito que, quando vier um kung fu mais elevado, mais poderoso, haverá um guerreiro capaz de criar uma técnica para lutar em piso escorregadio.
- Querido Lao, se você crê nisso, há beleza em seu coração. Mas tenho de adverti-lo: nunca haverá tal técnica.



Lao ficou conhecido como o mais sábio e poderoso guerreiro da linhagem de Mestre Lin. Dizem que, antes de morrer, Mestre Lin ensinou tudo o que sabia para Lao e anunciou que seria o discípulo ainda mais sábio e poderoso do que ele próprio. Depois da morte de Mestre Lin, Lao criou técnicas de sofisticação nunca pretendidas por nenhum guerreiro, mas morreu triste, pois entendera que o piso escorregadio era maior do que todas as forças da natureza.










----------



----------


Se você curtiu esse texto, pode ser que você também curta:


Confira os outros MARCADORES abaixo!
COMPARTILHE os textos do HSE nas REDES SOCIAIS clicando nos botões de compartilhamento!



---------

Nenhum comentário:

Postar um comentário